Imagem Destaque

Movelpar 2019 dá início as rodadas de negócios nacional e internacional

19/03/2019

As mais de 500 rodadas internacionais e as quase 90 nacionais que acontecem até quinta-feira (21) potencializam as oportunidades de negócios nesta edição da Feira

A Movelpar, uma das principais feiras do setor moveleiro do país, iniciou nesta terça-feira (19), o ciclo de rodadas de negócios Nacional e Internacional que têm por objetivo ampliar e fortalecer as relações comerciais das indústrias brasileiras com lojistas de todo o país e com importadoras de vários continentes. As rodadas serão realizadas até quinta-feira (21) no Pavilhão B do Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas. Nos encontros, com duração de 20 minutos, indústrias, lojistas e importadores apresentam portfólios e lançamentos, abrem novos mercados e ampliam as oportunidades de venda.

 As rodadas internacionais estão sendo promovidas pela Abimóvel (Associação Brasileira da Indústria Moveleira) em parceria com a Apex-BR (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que trouxeram para esta edição da Feira 30 importadores de 11 países (Argentina, Bahrein, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Guatemala, México e Panamá) por meio do Programa Brazilian Furniture de incentivo às exportações brasileiras. Para as rodadas, são 60 empresas brasileiras exportadoras inscritas, totalizando mais de 500 encontros de negócios internacionais.

A presidente da Abimóvel, Maristela Longhi, acredita que os produtos mobiliários brasileiros não perdem em nada em questão de qualidade se comparados aos estrangeiros. “Os móveis produzidos no Brasil são de excelente qualidade e estamos prontos para atender novos mercados, até aos mais exigentes. Acreditamos que as rodadas internacionais de negócios que estão sendo realizadas na Movelpar irão contribuir consideravelmente com as exportações de móveis das indústrias brasileiras participantes deste evento”, declarou.

Para o importador Omar Medina, diretor comercial da Ambiant Mobiliario, do México, a qualidade dos produtos brasileiros estão modificando o pensamento de compradores acostumados a importar de outros países.  “É a primeira vez que viemos ao Brasil e estamos realmente surpresos com a qualidade dos produtos brasileiros, somados aos preços competitivos. Nós estamos acostumados a importar da Ásia e Itália, mas a partir de agora pretendemos estreitar as relações comerciais com as empresas do Brasil, já que fazemos parte do mesmo continente”, afirmou.  

Para Esteban Castillo, também importador e gerente de vendas do Grupo Pensa, do Panamá, a rodada de negócios facilita o contato com vários fornecedores em um só lugar. “Já participei de outras feiras de móveis e não fechei bons negócios por ter os fornecedores muito dispersos. Este formato de rodada rende bastante pois podemos conhecer os fornecedores de forma mais objetiva”, disse.

Interessada em ampliar vendas no mercado externo, Marcela Carandina, gerente de exportação Grupo Gralha Azul & Mobler, de Arapongas/PR, tem vários encontros agendados com os importadores. Para ela, as rodadas potencializam as chances de acerto da empresa fornecedora já que as agendas são direcionadas de acordo com o interesse de quem vende e quem compra. “Saber previamente quais clientes iremos conversar nas rodadas de negócios nos possibilita estudar o perfil daquele cliente e assim podemos ser mais assertivos ao apresentar itens que sejam mais atrativos para aquele possível comprador”, explicou.

O representante comercial da empresa brasileira Nativa Móveis, de Pato Branco/PR, Endrigo Feron, disse que participar das rodadas internacionais da Feira traz mais chances de crescimento para as empresas. “Nós já participamos há muitos anos da Movelpar e a cada edição temos a chance de aumentar a nossa cartela de clientes. Já exportamos para a América do Sul, América Central, Caribe e África, mas estamos prontos para expandir nossos contatos e fechar negócios com os importadores presentes nestas rodadas”, declarou.

Rodadas Nacionais

As rodadas nacionais estão sendo promovidas pelo Sebrae/PR através do projeto Comprador Nacional que visa promover o acesso de fornecedores com compradores de todo o país, de diversos segmentos, em um ambiente onde se gera oportunidades de negócios. São cerca de 10 compradores por dia classificados por grupos de portfólio de compras para conexão com indústrias de forma segmentada. Estão inscritas 25 empresas fornecedoras e 7 empresas compradoras, gerando quase 90 rodadas de negociações nacionais até o final da Feira.

De acordo com Rubens Negrão, representante do Sebrae/PR, esta é a primeira edição do Projeto Comprador Nacional na Movelpar. “Prospectamos compradores de todos os Estados do Brasil, viabilizando a vinda deles para a Movelpar e, localmente, articulamos com empresas expositoras e com as pequenas empresas atendidas pelo Sebrae agendas para conversarem com potenciais compradores presentes na Feira”, explicou. 

Ainda segundo Negrão, o objetivo das rodadas nacionais é aproximar e facilitar o acesso das empresas, das pequenas até as grandes empresas. “Estão presentes aqui compradores de diversos estados. A expectativa é que os fornecedores consigam ampliar a sua carteira de clientes no âmbito nacional e também que estes compradores conheçam a qualidade do setor moveleiro de Arapongas. Esperamos que conheçam os diferenciais de mercado desta região e que estes negócios frutifiquem durante o ano de 2019”, disse.

Diretamente da Paraíba para a Movelpar 2019, o diretor comercial da Moveletro, vinculada à Rede Nordeste de Móveis, José Ronaldo Chaves, diz que está com boas expectativas de negócios. “Estou conhecendo vários fornecedores que até então eu não tinha conhecimento e eu estou muito feliz porque esta aproximação certamente vai gerar muitas oportunidades de negócios para a nossa rede. Estou surpreso pois não esperava que fossem fluir tantas oportunidades boas de negócios como neste evento. Estamos evoluindo nas negociações e pensando em fechar negócios que sejam benéficos para ambas as partes”, declarou.

Para Antônio Carlos Constantino, diretor comercial da Perfan Móveis, com sede na região de Arapongas, participar dessas rodadas de negócios trazem sempre bons resultados para as empresas. “Estamos tendo a oportunidade de ter contato com clientes de regiões do Brasil onde não temos representantes. Acredito que estas rodadas vão trazer muito mais retorno do que eu estava esperando, tendo em vista que eu já participei de outras rodadas de outros eventos e não estavam tão bem direcionadas quanto esta”, definiu.

Antônio Carlos disse ainda que esta é a terceira vez que a Perfan expõe seus produtos na Movelpar. “Nas duas primeiras vezes nós expomos com subsídios do Sebrae/PR e, nesta edição, já conseguimos ter o nosso estante de forma independente. Em edições anteriores da Feira, a Perfan fechou negócios com clientes de outros Estados da Federação com os quais mantemos relações comerciais até hoje”, afirmou.

Serviço

As rodadas de negócio seguem até quinta-feira, 21, no Pavilhão B do Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas, das 9 às 13 horas.

voltar