Imagem Destaque

Movelpar 2019 lança prêmio de design nesta terça (6)

05/11/2018

Curadores participam do lançamento marcado para às 10 horas no auditório Ipê no Expoara. Inscrições para participação estarão abertas de 06 de novembro a 18 de dezembro

A 12ª edição da Movelpar, que acontece de 18 a 21 de março de 2019 no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas/PR, terá a primeira edição do Prêmio Movelpar de Design exclusiva para expositores do evento. A iniciativa conta com o apoio da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – e da Apex Brasil (Agência de Promoção da Exportação do Brasil).

A premiação tem o objetivo de reconhecer a excelência dos designers nas indústrias expositoras da Feira. O lançamento será nesta terça-feira (06) às 10 horas no auditório Ipê no Expoara, com a presença dos curadores convidados Mônica Barbosa e Marcos Batista e da executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

O prêmio quer criar uma compreensão do design aplicado para a indústria como uma ferramenta de criatividade e inovação que agregue relevância econômica ao setor moveleiro. A meta, segundo os organizadores, é incentivar designers, indústria e marcas a criarem produtos originais com valor agregado, uso de materiais renováveis e sustentáveis que beneficiem a sociedade e a competitividade de mercado.

A equipe de jurados será formada por membros da imprensa especializada, arquitetos, designers, acadêmicos e especialistas das indústrias. Os participantes poderão se inscrever em duas categorias – Grandes e Médias Empresas com oito modalidades, e Sebrae/APL de Móveis.

Da categoria Grandes e Médias Empresas poderão participar apenas expositores da Movelpar. Já as marcenarias cadastradas e participantes da Movelpar poderão se inscrever na categoria Sebrae/APL de Móveis.

As modalidades para a primeira categoria são móveis para sala de estar; móveis para sala de jantar e copa; móveis para quarto; móveis para cozinha; móveis para banheiro; móveis para área externa e linha rústica; móveis infantis; e móveis corporativos e escritórios.

As inscrições serão recebidas pelo site movelpar.com.br/premio até o dia 18 de novembro. O valor será de R$ 100,00 por produto inscrito. Os participantes deverão enviar fotos dos protótipos até o dia 08 de fevereiro, com todos os detalhamentos dos produtos criados. A classificação será anunciada até 25 de fevereiro em lista publicada no site da www.movelpar.com.br.

Na Movelpar, a votação do júri será realizada no dia 18 de março e a premiação acontecerá no dia 19 de março no Expoara. Cada modalidade da categoria Grandes e Médias Empresas será premiada do 1º ao 3º lugar. A categoria Sebrae/APL de Móveis também premiará dos três melhores projetos. Entre os critérios de avaliação estão inovação e produção; funcionalidade; estética; e sustentabilidade e responsabilidade.

A curadoria do Prêmio de Design Movelpar será de Mônica Barbosa e Marcos Batista. Mônica é reconhecida como a voz do design no Brasil. Idealizadora do Living Design, a profissional multimídia estreou o primeiro programa de design no rádio no Brasil. Assina a coluna semanal de Design na Revista Caras e é profunda conhecedora do comportamento estético, do estilo de vida e do morar contemporâneo.

Marcos Batista é apresentador do programa INOVA360 na Record News, no quadro “Design & Inovação”. É graduado em Design com pós-graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV e Engenharia de Produto na USJT, e possui mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e serviços. Atuou como gestor em design para a América Latina na Bosch and Siemens Home Appliances e é frequentemente convidado para palestras, congressos, exposições e importantes eventos do setor, tendo recebido diversos prêmios de design nacionais e internacionais.

 

voltar