Imagem Destaque

Inteligência Emocional é tema de Webinário voltado ao setor moveleiro

18/08/2020

Abordagem nesta terça-feira (18), pelo Zoom, mostra como a gestão das emoções impactam no gerenciamento do negócio

As emoções, inerentes ao ser humano, ditam o comportamento das pessoas mediante as situações em que são expostas. Já a gestão das emoções ensina a ter consciência delas antes de agirmos, administrando o poder de escolher de como vamos reagir. Será sobre este assunto que Kyko Garcia, pós-graduado em Neuropsicopedagogia, com especialização em gestão das emoções, pessoas e inteligência emocional, falará no Webinário semanal da plataforma Setor Moveleiro desta terça-feira (18), logo mais às 17 horas, pelo link https://us02web.zoom.us/j/82371681540

Segundo ele, as emoções que provocam reações químicas e biológicas, são involuntárias num primeiro momento. “Sentimos emoções o tempo todo, de quando ‘as vistas escurecem’ de medo, o sangue ferve de raiva por conta de uma derrota para a concorrência ou a euforia toma conta diante da conquista de uma meta. Sentimos, mas não sabemos o que fazer com isso porque a nossa consciência, a nossa ‘Inteligência Emocional’ não foi treinada para reagir de forma positiva. A gestão das emoções ensina as pessoas a terem consciência de suas emoções antes de agir e ainda ter o poder de escolher como vai reagir”, enfatizou.

Garcia ressaltou que as empresas são feitas de pessoas e quem estabelece metas são as pessoas, assim como quem as cumpre ou não. “As indústrias e seus gestores estão cientes de que é preciso ter profissionais e programas permanentes de manutenção das máquinas para atingir qualidade e alta produtividade. Mas, na maioria delas, há certa incongruência em não se pensar da mesma forma sobre a importância da ‘manutenção’ das pessoas como forma de atingir alta performance de equipe que vai gerar muito mais produtividade e até diminuir a alta rotatividade da mão de obra na empresa. Esse é o meu papel. Cuidar das pessoas para que elas se sintam valorizadas, protegidas, úteis e felizes com a vida que tem. Para que não cheguem ao trabalho em estado depressivo, ansiosas e possam assim suportar a carga natural de pressão e estresse vindos das responsabilidades inerentes de uma linha de produção”, ensinou.

A temática do Webinário focou especialmente o setor moveleiro, mercado que faz parte da vivência profissional de Kyko Garcia. “Sei que há um movimento, tímido ainda, em direção à valorização do capital humano nas indústrias do segmento. Eu posso garantir que a ‘grande mágica’ está no entendimento de que pessoas felizes fazem tudo de forma extraordinária. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, no escritório ou no chão de fábrica. É lamentável saber que ainda existem crenças de que os colaboradores não podem ficar sorrindo por muito tempo em seu posto de trabalho. Às vezes a felicidade incomoda, por exemplo, um sofrimento da diretoria, que sofre quando o faturamento cai, sofre quando estabiliza, porque queria mais, e sofre quando há uma ampliação, pensando que poderia ser melhor ainda. Essa cultura está mudando aos poucos. Então eu digo: já pensou o quanto as pessoas poderiam ser melhores se praticássemos a inteligência emocional? ”, finalizou.

Os Webinários da plataforma “Setor Moveleiro” contam com o apoio da Abimóvel e patrocínio da Movelpar 2021, Têxtil J,Serrano, Formóbile, Berneck e Sayerlack.

voltar